Serviço Municipal de Proteção Civil de Viseu, associa-se, no dia 05 de novembro, à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na participação no Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME ( www.aterratreme.pt )...

com a promoção de uma ação de sensibilização dirigida à comunidade escolar em formato webbinar com as Escolas que pretendam aderir à iniciativa (inscrição aqui).

Paralelamente a esta iniciativa direcionada à comunidade escolar, convida-se igualmente V.Exa. à divulgação e à participação neste exercício nacional. A divulgação do Exercício poderá ser feita nos canais de comunicação habituais – sítio da internet, redes sociais, outros – da Instituição através de uma hiperligação para o sítio digital www.aterratreme.pt e/ou fazendo uso dos materiais de promoção disponíveis.

De forma a facilitar esta divulgação, enviamos material de suporte e divulgação e uma breve nota de apresentação/enquadramento do exercício A TERRA TREME.

O Exercício A TERRA TREME é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Protecção Civil Preventiva e visa capacitar a população a agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para uma sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção:

Baixar – Proteger – Aguardar.

Atenta a situação pandémica associada à COVID'19, importa sublinhar que a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). A este propósito salienta-se que a participação nesta iniciativa através da execução dos três gestos de autoproteção pode ser realizada em diversos contextos e, segurança.

É importante, pois, promover amplamente o exercício A TERRA TREME entre todos, através das ações acima descritas.

Participe e partilhe!

Segundas, Quartas e Sextas

Terças e Quintas

Contactos da Junta